Pão caseiro com uma massa leve e fofinha que cresce bastante com poucos ingredientes

Pão Caseiro
pão caseiro – Créditos: Canal Dicas da Marta

A receita de pão caseiro é muito simples e fácil de fazer, com uma massa super fofinha e leve. O nosso pão caseiro é uma receita super versátil você pode adicionar recheio salgado, fazer uma calda doce, ou simplesmente servir puro pois ele é muito gostoso. Além de delicioso esse pão vai deixar a sua casa toda com cheiro de pão quentinho saindo do forno. Quer coisa melhor? Confira a receita e faça hoje mesmo.

Como fazer pão caseiro

Para o nosso pão caseiro super fofinho vamos precisar de fermento biológico, açúcar, sal, farinha de trigo, água morna e óleo. Vamos começar ativando o fermento, junte o fermento o açúcar, o sal, um pouco de farinha de trigo e água morna, misture bem e deixe descansar até dobrar de volume. Com o fermento ativado vamos acrescentar o restante dos ingredientes mexendo até que a massa solte das mãos. Leve para uma bancada enfarinhada e sove a massa até que desgrude da mão. Abra a massa, enrole os pães e leve para a assadeira, cubra com pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar em forno pré-aquecido á 170° por 20 minutos e depois mais 30 minutos á 180°. Desligue o fogo e deixe o pão esfriar ainda dentro do forno. Pronto agora é só fatiar e servir com manteiga e um cafezinho. Bom apetite.

Ingredientes da receita de pão caseiro

  • 40 gramas de fermento de padaria ou 1 pacote e meio de fermento biológico
  • 1 ½ kg de farinha de trigo
  • 750 ml de água se faltar vai acrescentando aos poucos
  • 5 colheres de açúcar 
  • 1 colher de sal
  • 60 ml de óleo
  • Amido de milho quanto baste

Modo de preparo

  1. Vamos começar adicionando o fermento biológico e uma tigela, amasse bem e adicione o açúcar e o sal, misture bem
  2. Acrescente 1 xicara de farinha de trigo e 500ml de água morna e misture tudo muito bem. 
  3. Cubra com plástico filme e deixe descansar para crescer.
  4. Quando a mistura do fermento dobrar o volume vamos adicionar o óleo, a farinha de trigo e a água aos poucos, mexendo até que a massa desgrude das mãos. Vá adicionando a água conforme sinta necessecidade.
  5. Quando a massa começar a desgrudar das mãos, transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove bem.
  6. Corte a massa em quatro partes iguais e polvilhe cerca de uma colher de sopa de maisena em cada pedaço. A maisena vai ajudar a abrir a massa com mais facilidade.
  7. Abra a massa, modele os pães e transfira os pães já enrolados para formas de pão de forma. Cubra com um pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume.
  8. Com os pães crescidos vamos levar para assar em forno pré-aquecido á 170° por 20 minutos. Aumente a temperatura do forno para 180° e deixe assando por mais 30 minutos.
  9. Passado os 30 minutos á 180° desligue o fogo e deixe que ele esfrie dentro do forno.
  10. Com o pão morno é só tirar do forno e servir esse pão caseiro super levinho e macio.

Gostou? Siga o @pilotandofogao.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.



Avalie essa receita
Dê uma nota para essa receita
Compartilhe: