Dica ótima de como fazer massa para empadão perfeita com poucos ingredientes

Vamos te ensinar como preparar massa para empadão com poucos ingredientes e muito fácil de fazer

Massa Para Empadão
Massa Para Empadão

A massa para empadão pode ser um segredo ainda não desvendado na sua cozinha. Quer mudar esse cenário? Venha com a gente e aprenda a preparar um empadão sensacional! Essa massa de empadão vai ser sua marca registrada e abrilhantar o seu café da tarde. Preparamos uma receita deliciosa para você com a dica do Canal Receitinhas Com Amor. Vamos à receita?

Como fazer massa para empadão

Para fazer essa massa para empadão vamos precisar de ingredientes que você pode encontrar na sua despensa como, farinha de trigo, banha de porco, margarina, sal, ovo e água. Fazer essa massa para empadão é muito simples. Vamos misturar o trigo e o sal em uma tigela e depois acrescentamos a banha, a margarina e o ovo. Amassamos bem com as pontas dos dedos até formar uma farofinha. Adicionamos a água gelada aos poucos até chegar no ponto ideal da massa, onde ela ficar consistente e, ao mesmo tempo, quebradiça. Depois de deixar a massa descansar na geladeira, é só modelar em uma forma, rechear e fechar. Pincelamos uma gema por cima e levamos ao forno pré-aquecido por mais ou menos 50 minutos. Experimente essa massa para empadão e se surpreenda!

Ingredientes da receita de massa para empadão

Para a massa

  • 500g de farinha de trigo 
  • 1 colher de sopa de sal 
  • 125g de banha de porco 
  • 125g de margarina 
  • 1 ovo inteiro batido
  • 75ml de água gelada (aproximadamente)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal.
  2. Adicione a margarina, a banha de porco e o ovo e comece a misturar, apertando a massa com as pontas dos dedos para formar uma farofinha.
  3. Aos poucos, adicione a água gelada até dar o ponto. Continue amassando e fazendo o teste da massa, que precisa ficar homogênea, formando blocos de massa ao apertar, sem formar glúten (uma massa quebradiça).
  4. Cubra com um saco plástico e deixe descansar na geladeira por alguns minutos até que fique gelada.
  5. Com a massa gelada, modele-a na sua forma, cobrindo o fundo e as laterais.
  6. Coloque o recheio de sua preferência e feche o empadão com o restante da massa, apertando bem os cantinhos da forma para não deixar o seu empadão aberto.
  7. Pincele uma gema por cima e leve ao forno médio pré-aquecido por mais ou menos 50 minutos ou até dourar.
  8. Faça essa massa para empadão e não se arrependa! Use sua imaginação e aproveite essa receita maravilhosa!

Dica! Cuidado com o recheio! A cremosidade é muito importante para que ele fique suculento e não encharque a massa (se estiver muito líquido).

Gostou? Siga o @pilotandofogao.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.



Avalie essa receita
5/5 - (1 votos)
Compartilhe: