Costelinha de porco à moda mineira cheia de sabor e muito bem temperada fica uma maravilha

Vamos te ensinar a preparar uma costelinha de porco mineira com quiabo que vai te conquistar e você nunca mais vai querer preparar esse prato de outra forma

Costelinha De Porco
costelinha de porco – Créditos: Canal Receitas do Will

A costelinha de porco mineira é preparada com temperos deliciosos e, agregando mais sabor e regionalidade ao prato, é acompanhado de um quiabo delicioso! Venha com a gente aprender essa receita e se surpreenda com esse prato mineiro recheado de sabor! Vamos à receita de costelinha de porco?

Como fazer costelinha de porco

Para fazer essa costelinha de porco vamos usar ingredientes que talvez você já possua na sua despensa como, costelinha de porco, alho, sal, limão, pimenta-do-reino, óleo, cebolas, colorau e quiabo. Para fazer essa costelinha de porco vamos começar temperando com alho, sal, limão e pimenta-do-reino. Depois de deixar marinando por meia hora, vamos caramelizar o açúcar no óleo em uma panela grande e então colocamos a costelinha para fritar. Com os dois lados da carne dourados, retiramos todos os pedaços da panela e deglaçamos o fundo com as cebolas picadas. Adicionamos o vinho e o colorau e voltamos as carnes à panela para terminar de cozinhar, adicionando água quente e reduzindo até que a carne esteja desmanchando. Enquanto isso, preparamos o quiabo em uma frigideira, grelhando com alho, sal e limão para que ele seque e solte menos daquela secreção pegajosa. Leve à panela com a costelinha quando ela já estiver no pontoe deixe refogar por mais uns 5 minutinhos. Pronto! Sirva e se delicie com essa costelinha de porco suculenta!

Ingredientes da receita de costelinha de porco

  • 2kg de costelinha de porco cortada
  • 2 colheres de sopa de alho amassado
  • 1 colher de sopa de sal
  • suco de 1 limão
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 2 cebolas médias picadas
  • 3/4 de copo de vinho branco (opcional)
  • colorau a gosto
  • água quente q.b.
  • 1 kg de quiabo limpo, seco e cortado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de alho amassado

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, tempere as costelinhas com o alho, o sal, o suco do limão e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por 30 minutos.
  2. Em uma panela grande, aqueça o óleo ou a gordura que desejar e, quando estiver quente, adicione o açúcar e espere dourar.
  3. Acomode as costelas e deixe fritar e dourar dos dois lados.
  4. Retire as costelas e reserve.
  5. Na mesma panela, adicione as cebolas para deglaçar todo o sabor do fundo da panela.
  6. Adicione o vinho branco e o colorau e volte as costelinhas para a panela. Deixe reduzir até secar o caldo da panela e então adicione água quente até cobrir metade das costelinhas e espere secar novamente. Repita esse processo com a água até que a costelinha esteja completamente cozida.
  7. Em uma frigideira, aqueça o óleo, adicione o alho e o quiabo e misture até soltar todo o líquido pegajoso do legume e reduzir até secar. Se desejar, adicione um pouco de limão espremido.
  8. Adicione esse quiabo na panela com a costelinha e deixe refogar por uns 5 minutinhos.
  9. Se desejar ainda mais sabor no seu prato, faça o mesmo processo do quiabo com pedaços grosseiros de cebola e tomates cereja picados ao meio e adicione na panela com a costelinha.
  10. Depois de refogar todos os ingredientes, sirva e aproveite essa costelinha de porco mineira super saborosa!

Gostou? Siga o @pilotandofogao.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Você também pode gostar de:

Bolo de chocolate bem fofinho e macio sem precisar de leite com apenas 4 ingredientes
Enrolado de presunto e queijo com uma massa bem macia e um recheio super suculento
Frango crocante empanado bem gostoso para você arrasar no seu almoço em casa
Sobremesa de 2 ingredientes bem fácil de cremosa com dois sabores

Compartilhe: