Rosca salgada macia e saborosa para você servir como lanche ou até como um jantar diferente

Vamos te mostrar como preparar rosca salgada com uma massa super macia e o recheio você pode deixar sua imaginação rolar solta e então se surpreender com um resultado delicioso

Rosca Salgada
rosca salgada – Créditos: Canal Armando Felipe Receitas

A rosca salgada é a sensação das padarias. Um salgado prático e muito delicioso que pode ser recheado com os seus ingredientes preferidos! Vamos te ensinar o passo a passo dessa receita para você aprender a fazer esse salgado e surpreender suas visitas! Vamos à receita de rosca salgada?

Como fazer rosca salgada

Para fazer essa rosca salgada vamos precisar de açúcar, fermento biológico, farinha de trigo, sal, água, margarina, calabresa, queijo muçarela, requeijão e cheiro verde. Para fazer essa rosca salgada, vamos começar misturando os ingredientes secos da massa em uma tigela. Depois, adicionamos a margarina e metade da água e mexemos bem essa massa. Depois de acrescentar o restante da água, trabalhamos essa massa na tigela até que fique bem lisa e desgrude das mãos. Na bancada enfarinhada, dividimos a massa em 2 partes e abrimos cada uma delas com um rolo, formando um retângulo. Colocamos o recheio, espalhando bem por toda a massa e enrolamos, formando uma espécie de rocambole bem comprido. Achatamos esse rolinho, dividimos a massa em 3 tiras, deixando uma ponta de cerca de 5cm. Trançamos as tiras da massa e fechamos a rosca, acomodando-a em uma forma untada e enfarinhada. Depois de deixar a massa descansar para dobrar de volume, pincelamos a gema e levamos ao forno pré-aquecido. Depois de cerca de meia hora no forno, deixando os primeiros minutos em temperatura mais elevada, vamos desenformar e servir nossa rosca salgada!

Ingredientes da receita de rosca salgada

Para a massa

  • 1/3 de xícara de chá de açúcar
  • 1 pacote de fermento biológico seco (10g)
  • 500g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal 
  • 250ml de água em temperatura ambiente
  • 3 colheres de margarina
  • 1 gema (para pincelar)

Para o recheio

  • calabresa ou queijo muçarela ralados a gosto
  • 4 colheres de requeijão 
  • cheiro verde a gosto picado

Modo de preparo

Da massa

  1. Em uma tigela, misture o açúcar, o fermento, a farinha e o sal.
  2. Adicione a margarina e metade da quantidade da água, mexendo e misturando com as mãos.
  3. Adicione o restante da água e amasse com as mãos para terminar de misturar e dissolver os ingredientes secos.
  4. Se a massa ainda estiver grudando nas mãos, polvilhe mais um pouco de farinha por cima e amasse por mais uns 3 minutos ou até que esteja bem lisa e soltando das mãos.
  5. Transfira para uma bancada enfarinhada e divida essa massa pela metade.
  6. Abra cada uma das massas com o auxílio de um rolo até que ela fique no formato de um retângulo comprido, com cerca de 2 palmos de altura e o dobro de comprimento.
  7. Em uma das massas, misture metade do requeijão com a calabresa picadinha ou ralada e o cheiro verde e espalhe por cima da massa toda.
  8. Enrole a massa pelo sentido mais comprido para formar um rocambole longo.
  9. Aperte a massa, achatando-a e então, deixando cerca de 5cm na ponta, corte a massa dividindo 3 tiras para serem trançadas.
  10. Faça a trança passando as laterais para o centro até a outra extremidade. Feche a tira em formato de rosca, unindo as duas extremidades.
  11. Acomode essa rosca em uma forma de pudim untada e enfarinhada e deixe descansar por 30 minutos ou até de dobre de volume.
  12. Repita o processo com a outra massa substituindo a calabresa pelo queijo.
  13. Com as roscas prontas e crescidas, pincele uma gema por cima e você pode finalizar com mais queijo e mais calabresa por cima.
  14. Leve ao forno pré-aquecido a 210 graus até que a massa comece a mudar de cor (cerca de 10 minutos), então, abaixe o fogo para 180 graus até que termine de assar. O tempo médio completo é de cerca de 30 minutos, contando com as duas temperaturas.
  15. Retire do forno e, com a rosca um pouco mais morna, desenforme e sirva essa deliciosa rosca salgada!

Gostou? Siga o @pilotandofogao.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Você também pode gostar de:

Salada refrescante deliciosa e bem completa para você fazer em qualquer dia da semana
Costela no forno bem saborosa que chega a desmanchar e soltar do osso
Pão de ló de chocolate para bolo de festa fácil de fazer bem macio e fofinho
Molho de cachorro quente delicioso e fácil de fazer que com certeza será o melhor que você vai comer

Compartilhe: