Depois que aprendi essa receita de queijo caseiro nunca mais comprei queijo no mercado

Aprenda a fazer o queijo um caseiro delicioso e produza o seu próprio queijo!

Queijo Caseiro
Queijo Caseiro

Esta é uma receita incrível de queijo Minas Caseiro, que o canal Receitas do Will nos trouxe, feito com ingredientes que você tem aí na sua casa. É um queijo muito melhor do que muitos que você compra no mercado, é suave e saboroso. Fique de olho nessa receita de queijo caseiro para não perder nenhuma etapa, embora fazer!

Como fazer queijo caseiro

Para a receita, vamos precisar de 06 litros de leite em temperatura ambiente. Num recipiente grande, coloque o leite fresco ou pasteurizado de saquinho. Para coagular, em cada litro de leite é recomendável usar 1ml de coagulante líquido, vamos usar nessa receita, 6ml de coagulante diluído em meio copo de 150ml de água filtrada. Misture bem e deixe agir entre 20 e 45 minutos. Assim que coagular, ainda dentro do recipiente, corte a massa coagulada aleatoriamente, para ajudar a separar a massa do soro. Pegue um copo de água morna e despeje no recipiente, a água morna ajuda a separar mais rapidamente a massa do soro. Deixe descansando por cerca de 20 minutos para poder separar a massa do soro completamente. Ao passar esse tempo, pegue uma peneira para coar o soro. Quando terminar de coar, ainda restará um pouco de soro na massa, não tem problema, pois agora vamos temperar o queijo com uma colher bem cheia de sal. Em seguida, transfira a massa para a forma própria para  queijos, com furinhos em baixo. Com uma colher ou espátula vá prensando a massa para escoar ainda mais soro e para dar a forma ao queijo caseiro. Terminando essa etapa, vamos deixar esse queijo por 24 horas soltando o restante do soro. Por volta de 12 horas depois, volte e vire o queijo para soltar o soro restante da parte de cima e apurar mais o sabor. Deixe completar as 24 horas. Passado esse tempo, pode servir, pois estará fresquinho, pronto para consumir, ou se preferir leve para a geladeira para curar. Está pronto esse queijo caseiro sensacional!

Ingredientes da receita de queijo caseiro

  • 6 litros de leite fresco ou pasteurizado de saquinho.
  • 6ml de coagulante líquido
  • 1 colher (sopa) cheia de sal

Modo de Preparo

  1. Despeje 6 litros de leite num recipiente grande ou pode dividir essa quantidade em 2 recipientes.
  2. Coloque 6ml de coagulante líquido no leite ou se estiver dividido em dois recipientes, coloque 3ml de coagulante líquido em cada.
  3. Espere coagular em torno de 20 a 45 minutos
  4. Quando coagular, corte a massa aleatoriamente com ajuda de uma faca, para ajudar a separar a massa do soro.
  5. Assim que cortar toda a massa, coloque dentro do recipiente da massa e soro, 1 copo de água morna, a água morna ajuda ainda mais a separar a massa do soro, essa técnica funciona muito bem.
  6. Deixe descansar por 20 minutinhos
  7. Após esse tempo, numa peneira, coe o máximo que puder esse soro
  8. Depois de coado, adicione 1 colher (sopa) cheia de sal e mexa bem
  9. Em seguida, transfira a massa para uma forma própria para queijo, com furinhos em baixo. 
  10. Com uma colher ou espátula, prense muito bem essa massa para escoar ainda mais o soro e para dar a forma de queijo.
  11. Deixe escorrer o soro de um dia para o outro, quando der 12 horas, volte e vire o queijo para escoar o soro da parte de cima e para apurar o sabor.
  12. Quando der as 24 de descanso, está pronto o queijo fresco. Pode servir ou se preferir pode levar à geladeira por mais 2 dias para curar. Agora é só aproveitar essa maravilha de Queijo Caseiro!

Gostou? Siga o pilotandofogao.com.br nas redes sociais! Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Instagram: @ofcpilotandofogao / Facebook: Pilotando Fogão / Twitter: @ofcpilotando

Novidade: Receita nova no site