Bolo de chocolate trufado fica uma maravilha e não é difícil de preparar

Aprenda a fazer o bolo de chocolate trufado mais delicioso de todos, será um sucesso total!

Bolo De Chocolate Trufado
Bolo De Chocolate Trufado

Hoje vamos aprender um bolo de chocolate trufado perfeito que o Gabriel Freitas nos trouxe e é perfeito para comemorações, uma receita simples que não precisa de liquidificador e nem batedeira, fica muito macio e saboroso. Faça e sirva essa delícia de bolo para seus convidados, com certeza todos irão adorar! Fique atento a todos os detalhes dessa receita de bolo de chocolate trufado.

Como fazer o bolo de chocolate trufado

Para a massa do bolo de chocolate trufado vamos precisar de ovos, açúcar, misture bem e adicione o óleo, mexa até homogeneizar. Em seguida, peneire metade da farinha de trigo sem fermento, peneire agora, metade do chocolate em pó. Acrescente metade da água morna, mexa muito bem até ficar homogênea. Agora peneire a segunda parte do trigo e depois a segunda parte do chocolate em pó, junte o restante da água e mexa novamente muito bem. Finalize com 1 colher e meia de fermento químico em pó e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Transfira a massa para uma forma com papel manteiga no fundo e as laterais untadas com margarina e chocolate em pó. Leve ao forno preaquecido à 180 graus por cerca de 45 minutos. Enquanto o bolo de chocolate trufado está assando, vamos preparar a cobertura que nada mais é do que um brigadeiro mole. Numa panela, coloque o leite condensado, meia caixinha de creme de leite, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, dê uma leve misturada, ligue o fogo médio para baixo e mexa até chegar no ponto. Quando chegar no ponto de brigadeiro mole, desligue o fogo e adicione 50g de chocolate meio amargo picado. Mexa bem até derreter o chocolate. Passe a cobertura ainda quente numa peneira, para o brigadeiro ficar bem lisinho. Cubra com plástico filme em contato com o brigadeiro e deixe esfriando. Para o preparo do recheio do de chocolate trufado vamos utilizar em uma vasilha 300 ml de mistura para chantilly e chocolate em pó. Bata muito bem até ficar em ponto firme, em seguida reserve. Em outro recipiente, pegue o chocolate meio amargo picado e derreta no micro-ondas, depois de derretido, acrescente 100g de creme de leite, mexa levemente e adicione 6g de gelatina incolor já hidratada conforme as instruções da embalagem. Em seguida, despeje a mistura do chocolate derretido com creme de leite e gelatina, dentro do recipiente com o chantilly, mexa delicadamente até agregar todo o ganache, formando uma mousse deliciosa para rechear nosso bolo de chocolate trufado. Chegamos à última parte, que é a montagem do bolo de chocolate trufado. Desenforme o bolo, com uma faca retire o topo, em seguida vire o bolo e retire o papel manteiga. Com a faca, faça um furo com um dedo de distância da borda e arrodeia para tirar o tampo. Com muito cuidado, porque depois que rechear vamos colocar o tampo de volta. Retire o miolo do bolo, na sequência, recheie com a mousse, fique à vontade para trufar. Volte com a tampa que retiramos antes para fechar o bolo. Finalize jogando a cobertura já fria por cima, espalhe com a espátula, se quiser, decore com granulado ou enrole pequenos brigadeiros e coloque por cima do bolo de chocolate trufado. Prontinho! Agora pode servir essa maravilha de bolo de chocolate trufado!

Ingredientes do bolo de chocolate trufado

Para a massa

  • 3 ovos
  • 1 xícara e 1/2 (chá) de açúcar
  • Meia xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1 colher 1/2 (chá) de fermento químico em pó
  • Meia colher (chá) de bicarbonato de sódio

Para a cobertura

  • 1 caixa de leite condensado (395g)
  • 1/2 caixa de creme de leite (100g)
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
  • 1 colher (sopa) de manteiga/margarina
  • 50g de chocolate nobre meio amargo picado

Para a mousse de chocolate

  • 300ml de mistura para chantilly
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau
  • 150g de chocolate nobre meio amargo picado
  • 100g de creme de leite
  • 6g de gelatina incolor hidratada conforme instruções da embalagem

Modo de preparo

Da massa

  1. Coloque em uma tigela os ovos, o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada, 
  2. Em seguida acrescente o óleo e misture novamente até ficar homogêneo. 
  3. Comece adicionar a farinha e o chocolate em pó, peneirando e intercalando com a água morna. Misture muito bem. Junte o fermento e o bicarbonato e mexa levemente até incorporar tudo 
  4. Na sequência despeje a massa em uma forma untada com margarina e polvilhada com cacau em pó
  5. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos, ou quando o bolo começar a cheirar ou quando espetar um palito no centro dele e sair limpo e seco.

Da cobertura

  1. Numa panela adicione todos os ingredientes, exceto o chocolate picado.
  2. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar para não queimar. Quando reduzir um pouco, ganhar consistência e soltar umas borbulhas mais grossas, marque 1 minuto, continue mexendo e em seguida retire do fogo.
  3. Sem esperar, acrescente o chocolate picado no brigadeiro e misture até derreter e homogeneizar.
  4. Coloque num recipiente, cubra com plástico filme em contato até esfriar.

Da mousse

  1. Bata o chantilly e o chocolate em pó em uma batedeira até dobrar de tamanho e ficar firme, reserve.
  2. Derreta o chocolate picado no micro-ondas de 30 em 30 segundos, em seguida acrescente o creme de leite e misture até formar uma ganache. Coloque a gelatina na ganache e misture. 
  3. Despeje a ganache no chantilly, misture suavemente para incorporar tudo muito bem.

Montagem

  1. Desenforme o bolo, retire o topo com cuidado, pois depois será usado para fechar o bolo. Na sequência, pegue uma faca e faça um contorno no bolo para retirar o miolo.
  2. Retirado o miolo, recheie o bolo com a mousse e feche o bolo com o tampo retirado anteriormente.
  3. Despeje a cobertura por cima e espalhe bem, finalize com granulado ou bolinhas de brigadeiro.
  4. Leve à geladeira por mais 2 horinhas, e passando esse tempo, sirva essa delícia para todos se deliciarem e pedirem bis!

Gostou? Siga o pilotandofogao.com.br nas redes sociais! Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Instagram: @ofcpilotandofogao / Facebook: Pilotando Fogão / Twitter: @ofcpilotando

Novidade: Receita nova no site