O nome da iguaria feita de rapadura e amendoim surgiu no Brasil colonial, quando meninos pegavam o doce de quituteiras, que gritavam: “Pede, moleque, pede!”. Assim dizem que foi dessa forma que se deu esse nome para o doce que por sua vez é realmente uma delicia. Fique atento nos detalhes da receita e faça em casa para a molecadinha de hoje em dia!
Como fazer a receita de pé de moleque
Para fazer a receita de moleque é muito simples e econômico, só iremos precisar de 4 ingredientes: açúcar, manteiga, amendoim torrado sem sal e sem pele e leite condensado. Coloque tudo em uma panela exceto o leite condensado que será adicionado por último. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que a mistura caramelize. Agora coloque o leite condensado, e sem parar de mexer, vamos deixar no fogo até que desgrude completamente do fundo da panela. Em seguida em uma forma untada com manteiga, coloque as colheradas do pé de moleque, ou também pode colocar tudo e cortar quadradinhos. Aguarde a secar e está pronto para a diversão de todos! Confira a lista de ingredientes e o passo a passo dessa gostosa receita!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de pé de moleque
- 12 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 500 gramas de amendoim torrado sem sal e sem pele
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
- Em uma panela, adicione o açúcar, a manteiga e o amendoim.
- Coloque no fogo baixo, mexendo sempre até o caramelo engrossar e ficar bem dourado.
- Junte nesse ponto o leite condensado, mexendo sem parar até desgrudar totalmente do fundo da panela.
- Em uma forma untada com manteiga, vá dispondo porções da mistura com o auxílio de uma colher de sopa.
- Também pode optar por despejar toda a mistura na assadeira e cortar em quadradinhos, com uma faca untada com manteiga.
- Aguarde a secar bem em temperatura ambiente (cerca de 2 horas).
- Guarde em potes ou disponha numa travessa e sirva-se desse maravilhoso pé de moleque!
Gostou? Siga o pilotandofogao.com.br nas redes sociais! Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Instagram: @ofcpilotandofogao / Facebook: Pilotando Fogão / Twitter: @ofcpilotando
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.