
Gente, preciso compartilhar essa receita que virou febre na minha família! Fiz pro aniversário da minha irmã que é doida por doce de limão, e foi um sucesso tão grande que agora todo mundo me pede pra levar em qualquer reunião.
O que mais amo nessa tortinha é que ela é super refrescante – aquele azedinho do limão combina perfeitamente com o doce do leite condensado e a cremosidade do chantilly. E a base crocante de biscoito dá aquela textura que faz toda diferença! Perfeita pra esses dias de calor quando ninguém aguenta nada muito pesado.
O melhor é que não precisa nem ligar o forno! É toda feita na geladeira, o que numa época de calorão como essa é uma bênção. E como vem em potinhos individuais, fica uma graça na hora de servir, parece coisa de confeitaria chique!
Como fazer tortinha de limão sem gelatina
Fazer essa tortinha é mais fácil do que parece! O segredo tá no ponto da mousse de limão – quando você mistura o suco com o leite condensado, parece mágica como ele engrossa na hora! E tem que ser um limão bem azedinho pra dar aquele contraste gostoso com a doçura do leite condensado.
Outra dica de ouro é gelar bem o chantilly antes de bater. Eu coloco até a tigela da batedeira no congelador uns 15 minutinhos antes – isso faz toda diferença na firmeza final. E aquele pouquinho de leite em pó no chantilly? Não pula essa parte! É ele que dá aquele saborzinho especial que ninguém sabe identificar mas todo mundo adora.
Na hora de montar, vai por camadas: primeiro a base de biscoito bem pressionada no fundo do potinho pra ficar firma, depois a mousse de limão, e por fim o chantilly. Se tiver uma manga de confeitar, fica lindo fazer aquele chantilly todo decorado por cima, mas se não tiver, pode colocar com uma colher mesmo e alisar – também fica uma graça!
Confira outras receitas:
Pudim de geladeira para celebrar o Dia das Mães: sobremesa prática que vai fazer a mamãe se sentir ainda mais especial!
Pudim de coco gelado para o Dia das Mães: a sobremesa cremosa que vai deixar o almoço ainda mais especial!
Pavê de limão que vai refrescar o Dia das Mães: a sobremesa cítrica que combina perfeitamente com o almoço em família!
Ingredientes
- Meia xícara de suco de limão bem azedinho (espremi na hora)
- 3 colheres de manteiga ou margarina gelada
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 200ml de chantilly para bater gelado
- 2 colheres de leite em pó
- Raspinhas de limão a gosto
- 7 biscoitinhos de limão pra decorar (aqueles redondos pequenininhos)
- 1 pacote de biscoito maltado (uso aquele biscoito maria amarelinho)
Modo de preparo
- Primeiro, vamos fazer a base crocante: pega o pacote de biscoito maltado e trituta bem – eu coloco num saquinho e quebro com o rolo de macarrão, mas dá pra fazer no processador também.
- Numa tigela, mistura o biscoito triturado com a manteiga ou margarina gelada em pedacinhos. Vai amassando com uma colher até formar uma mistura que parece areia molhada, que gruda quando você aperta na mão.
- Separa os potinhos (uso aqueles descartáveis de 150ml, mas pode ser tacinhas de sobremesa também) e coloca um pouco dessa mistura no fundo de cada um. Pressiona bem com as costas de uma colher pra ficar bem compacto. Deixa reservado.
- Agora a parte mais gostosa – a mousse de limão! Numa tigela, coloca o leite condensado e vai adicionando o suco de limão aos poucos, mexendo com um fouet (ou garfo). Vai ver que a mistura engrossa na hora, como mágica!
- Quando tiver misturado todo o suco, adiciona o creme de leite e mexe até ficar um creme liso e homogêneo. Reserva também.
- Pro chantilly ficar perfeito, o segredo é tudo ser bem gelado! Coloca na tigela da batedeira o chantilly líquido gelado e o leite em pó. Mistura primeiro com uma espátula e depois bate na velocidade máxima até ficar bem firme, tipo quando você levanta o batedor e o creme forma picos que não caem.
- Hora de montar: em cada potinho que já tem a base de biscoito, coloca uma camada de mousse de limão, deixando um espaço pra colocar o chantilly depois. Alisa bem a superfície.
- Se tiver uma manga de confeitar, coloca o chantilly nela com um bico (aquele 104 é perfeito). Se não tiver, usa uma colher mesmo e depois alisa com uma faquinha ou as costas da colher.
- Pra finalizar, rala um pouquinho de casca de limão por cima e coloca um biscoitinho de limão no centro – fica lindo!
- Leva pra geladeira e deixa gelar por pelo menos 2 horas. Se tiver tempo, deixa a noite toda que fica ainda mais gostoso!
- Na hora de servir, tira da geladeira uns 5 minutinhos antes – gelado demais perde um pouco do sabor.
Sobre o Autor
Você também pode gostar de: