O queijo meia cura é aquelas receitas que vão deixar todos boquiabertos com seu talento na cozinha. Uma receita que dura alguns dias, mas com processos muito simples e fáceis, e que no final faz valer a pena! Quer aprender como fazer um queijo meia cura? Segue essa super receita!
Como fazer queijo meia cura
Para fazer esse queijo meia cura vamos precisar de apenas três ingredientes: leite pasteurizado, coalho líquido e sal! Isso mesmo! Para fazer o queijo meia cura vão ser necessários alguns processos que são simples e vão dar um toque artesanal para o seu queijo. Começamos aquecendo o leite e misturando o coalho. Deixamos descansar por mais ou menos 45 minutos para que fique mais consistente. Adicionamos o sal sem bater a massa e deixamos descansar novamente por cerca de 1 hora. Escorremos então o soro para separar a massa e moldamos a massa do nosso queijo em uma forma para deixar escorrer o restante do soro por 12 horas. Retiramos o queijo da forma, lavamos em água corrente, secamos e deixamos descansar por mais 12 horas em ambiente arejado e com pouca luminosidade. Repetimos o processo de lavar, secar e descansar, agora com o queijo virado do outro lado e por 24 horas. Viramos o queijo a cada 24 horas por mais 3 dias e então chegou a hora de provar e se deliciar com esse maravilhoso e suculento queijo meia cura!
Ingredientes da receita de queijo meia cura
6 litros de leite pasteurizado (de pacotinho)
1 colher de sobremesa de coalho líquido (6ml)
3 colheres de sopa de sal
Modo de preparo
Aqueça o leite até uma temperatura de 37 graus (se não tiver termômetro, ele precisa estar morno) e transfira para uma bacia ou bandeja previamente higienizadas.
Adicione o coalho e misture bem.
Cubra com um pano e deixe descansar por uns 45 minutos ou até que forme uma massa semelhante a um iogurte mais consistente.
Com o auxílio de uma colher, faça “cortes” nessa massa, adicione o sal e misture fazendo esses cortes em vários sentidos da massa (a ideia do corte é não bater a massa, para que ela não perca sua consistência).
Cubra novamente com um pano e deixe descansar por 50 a 60 minutos, ou até que o soro separe da massa.
Com o auxílio de uma peneira grande (ou um pano) e uma outra vasilha por baixo, escorra bem o soro da massa.
Em uma forma própria para queijos ou um pote com alguns furinhos embaixo, transfira a massa pressionando bem para que o restante do soro saia.
Cubra novamente e deixe descansar por 12 horas para o soro escorrer (deixe um recipiente por baixo para analisar o quanto de soro vai escorrer e se tiver muito soro, não deixe acumular, retire o excesso de tempos em tempos)
Retire o queijo da forma e lave em água corrente, sem esfregar.
Seque com um pano limpo e seco ou com papel toalha, dando leves batidinhas.
Coloque sob uma tábua de madeira, cubra com uma peneira (ou uma telinha) e deixe descansar por 12 horas em local fresco, arejado e com pouca luz.
Repita o processo de lavagem, secagem e descanso, agora de 24 horas, mas com o outro lado do queijo voltado para cima.
Depois de descansar os dois lados, apenas vire o lado do queijo a cada 24 horas, deixando descansar nas mesmas condições, durante 3 dias.
Para manter o queijo mais macio, armazene ele bem embalado para não continuar o processo de cura.
Depois de todo esse cuidado, agora é hora de saborear esse delicioso queijo meia cura artesanal! Aproveite!
Dicas: para deixar a borda do queijo mais arredondada e a casca mais fina, durante os últimos 3 dias, raspe levemente o queijo com uma colher. Se desejar uma casca mais brilhante, espalhe um pouco de margarina por toda a casca com o auxílio de um papel toalha.
Gostou? Siga o @pilotandofogao.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.