Quais são os alimentos que ajudam equilibrar e controlar o peso?

Quem está treinando com frequência ou mesmo esporadicamente sabe que apenas o exercício físico não é suficiente para manter uma vida saudável e eliminar aquela gordurinha em excesso. Uma boa dica é balancear as atividades com um cardápio com alimentos que ajudam a equilibrar e controlar o peso.

A dica base que você vai encontrar em vários lugares passa pelo corte de comida industrializada, açúcar, gordura e sódio. Porém, a ideia desse artigo é colaborar de uma forma mais prática para que você tenha sucesso na sua dieta diária e que consiga ter sucesso em seu objetivo.

Como comenta a nutricionista Sophie Deram, a refeição deve ser uma atividade prazerosa e você deve comer tudo o que gosta, mas sem exageros.

Mesmo que você faça sua sequência de exercício em casa, ao ar livre ou na academia, é importante adotar algumas medidas em relação a alimentação para que as duas coisas se complementam. Por isso, a partir de agora, tente colocar essas dicas em prática.

Dê preferência aos alimentos naturais

Quando você escolhe frutas, legumes, cereais e outros nutrientes que não foram processados industrialmente, eles estão livres de sódio e açúcares adicionais que são colocados para preservar a validade de tais alimentos, o que faz com que eles percam boa parte dos nutrientes.

Fora isso, você terá a possibilidade de experimentar a quantidade exata destes ingredientes em seu preparo e até consumi-los sem nenhum adicional, provando o sabor deles cru, cozido ou mesmo assado.

Prepare suas refeições em casa, quando possível

Para quem tem crianças, o ato de preparar a própria refeição é uma terapia muito divertida e ensina elas a identificar o sabor de cada ingrediente. Além disso, pesquisas apontam que ao preparar o próprio alimento, a tendência é de consumir uma quantidade menor e ter uma sensação de felicidade.

Outra vantagem é que as crianças ficam menos dependentes de alimentos industrializados e refrigerantes ao ver que os adultos experimentam facilmente outros ingredientes e combinações. Lembre-se, eles vão se inspirar em você.

Partindo desta mudança de comportamento na sua relação com os alimentos, lembrando que eles não são inimigos da balança, mas sim o descontrole, é hora então de ver quais são os ingredientes que aceleram o metabolismo e intensificam o equilíbrio do peso. Vamos lá?!

Alimentos que ajudam controlar o peso

Você não precisa mudar a sua alimentação de forma radical, já que quando isso acontece, as chances de cometer abusos aumentam bastante. No primeiro momento, apenas adicione estes ingredientes ao seu cardápio:

  • Farelo de aveia
  • Banana
  • Frutas cítricas
  • Iogurte
  • Abacate
  • Pimenta

As fibras da aveia vão equilibrar o intestino, inibir a produção de insulina e também aumentam a sensação de saciedade. Já a banana, além dos benefícios da aveia, também ajuda a proteger o coração e atua para quebrar a homocisteína, substância responsável pela formação de placas de gordura.

A vitamina C das frutas cítricas é muito eficiente para diminuir a absorção de gordura e o abacate é rico em glutationa, substância que equilibra o cortisol no organismo, hormônio que está relacionado ao estresse. Ou seja, com ele desequilibrado, adeus dieta.

Estudos apontam que os capsioides da pimenta estão relacionados a perda de gordura abdominal e também reduzem o desejo de comer. Já o iogurte é uma boa opção de baixa caloria para o intervalo das refeições e ajuda a produzir a vitamina B12, que ajuda a perder peso.

Faça um cardápio de acordo com o que você gosta

Como já comentamos acima, a refeição deve ser um momento muito prazeroso. Por isso, é ideal que você conheça o sabor de diversos alimentos e então elabore um cardápio balanceado com aquelas opções que mais gosta.

Existem diversas combinações possíveis de iogurte, pimentas que podem ser combinadas em vários pratos e também colocar rodelas de limão ou laranja na água a noite para beber pela manhã, coisas simples mas que já vão ajudar a controlar o peso.

Lembre-se também que comer uma pizza, tomar uma cerveja ou um copo de refrigerante não é o fim do mundo. O problema está no exagero.

Ou seja, se aquela confraternização com amigos ou mesmo aniversário de um familiar tiver alguma dessas opções, você pode saborear sem peso na consciência e de forma equilibrada. No dia seguinte, dê sequência a sua série de atividades físicas e também nos cuidados alimentares e terá sucesso no seu objetivo.


Leave a Reply

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.