Pão italiano

O pão é um alimento indispensável na mesa do brasileiro. E, entre diversas possibilidades, está o pão italiano. Que tem sabor, maciez, aroma e pode ser consumido das mais variadas formas, seja acompanhado de manteiga, patês, presunto e queijo, geleias e até mesmo puro. Ah, e não pode esquecer de preparar um delicioso café ou capuccino para acompanhar essa receita maravilhosa.

Pão italiano combina perfeitamente vinagrete no seu churrasco tradicional ou churrasco vegano.

Aprenda a preparar o pão italiano:

Pão italiano cortado em fatias

Ingredientes da receita de pão italiano

  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco;
  • 1 ⅓ de xícara de chá de água;
  • 2 colheres de chá de sal;
  • 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Água para borrifar os pães;
  • Azeite para untar a tigela;
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada.

Como fazer Pão Italiano – Modo de preparo

  1. Primeiramente, para preparar o pão italiano, você precisará de uma tigela grande para misturar a farinha, o fermento e o sal. Em seguida, acrescente a água enquanto mistura com uma espátula, até incorporar. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos.
  2. Agora, é hora de revirar e dobrar a massa, misturando até que sua consistência fique fácil para ser manuseada. Você pode utilizar a espátula para te ajudar. Em seguida, coloque a massa em uma bancada ou na mesa para sovar, amassando e esticando até ela ficar lisa, macia e úmida.
  3. DICA: a massa pode ser sovada na batedeira, utilizando o gancho em velocidade baixa.
  4. Unte uma tigela com azeite, modele a massa como uma bola e coloque na tigela untada. Cubra a tigela com um pano e deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  5. Com a massa já grande, polvilhe a farinha de trigo na bancada ou mesa e sove a massa por mais 5 minutos. Modele em formato de bola, cubra com o pano e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  6. Pegue uma assadeira grande e polvilhe com farinha de trigo, deixe reservada.
  7. Com a massa ainda na bancada, corte-a ao meio e modele em dois pães redondos. Transfira-os para a assadeira, deixando a emenda da massa para baixo, cubra novamente com o pano de prato e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  8. Preaqueça o forno em temperatura alta, 220 ºC.
  9. Com os pães na assadeira, faça 3 cortes paralelos na superfície de cada um deles, borrife a água e leve ao forno por 30 minutos ou até a casca ficar bem dourada. Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar antes de cortar.

Dicas para um pão italiano perfeito

  1. O pão italiano pode ser armazenado por até uma semana, guardado em saco plástico bem fechado ou em porta-pão.
  2. Se preferir, você pode fatiá-lo e guardar no congelador por até 1 mês. Quando desejar consumir, basta aquecer o forno ou a panela elétrica para descongelá-lo.

Para acompanhar, um copo do delicioso suco de limão.

AVALIE ESSA RECEITA!


Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.