Essa pamonha na cuscuzeira é uma versão simplificada e prática da pamonha tradicional, preservando todo o sabor e a cremosidade que tornam essa delícia tão especial. Feita com poucos ingredientes e sem a necessidade de usar palhas, essa receita é perfeita para quem busca rapidez sem abrir mão do sabor autêntico do milho.
Como fazer pamonha na cuscuzeira
Para preparar essa pamonha, comece removendo os grãos das espigas de milho. Em seguida, bata os grãos com leite e açúcar no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coloque na cuscuzeira e cozinhe até ficar firme. Essa versão proporciona uma pamonha cremosa, ideal para servir morna ou fria.
Confira outras receitas:
Ingredientes
- 6 espigas de milho
- Leite (suficiente para cobrir os grãos no liquidificador)
- ½ copo (americano) de açúcar, ou a gosto
- Manteiga para untar
- 1 cuscuzeira com forma para pudim
Modo de Preparo
- Retire os grãos das espigas de milho usando uma faca, e coloque-os no liquidificador.
- Adicione o leite, apenas o suficiente para cobrir os grãos, e acrescente o açúcar.
- Bata bem até obter uma mistura homogênea.
- Unte a forma para pudim da cuscuzeira com manteiga e despeje a mistura do liquidificador.
- Monte a cuscuzeira, com a quantidade de água indicada no fundo, e posicione a forma com o creme de milho sobre a água.
- Tampe e leve ao fogo médio por cerca de 30 minutos, até que a pamonha esteja firme.
- Retire do fogo, deixe amornar e desenforme.
Dicas para Servir e Armazenar
Sirva sua pamonha cremosa ainda morna ou em temperatura ambiente. Se preferir, polvilhe canela ou coco ralado por cima. Guarde na geladeira por até 2 dias e aqueça levemente antes de servir, se desejar.
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.