
Genteee, preciso compartilhar com vocês essa maravilha que aprendi a fazer! Esse lanchinho de banana (também conhecido como medalhão de banana) é daquelas coisas que você experimenta e não consegue parar de comer, sério mesmo!
Nossa, lá em casa virou febre total! Toda vez que faço, meu cunhado fica rondando a cozinha feito um desesperado, hahaha! É uma delícia que não dá pra explicar: a massinha super fofinha, a banana quentinha por dentro, e aquela cobertura de açúcar com canela… Ai, meu Deus, que coisa mais divina!
E sabe o que é melhor? Não é complicado de fazer não! Parece algo chique de confeitaria, mas qualquer um consegue fazer. E olha, rende bastante – a não ser que tenha alguém guloso por perto, aí some num piscar de olhos!
Meus segredinhos pra você arrasar no lanchinho de banana!
Deixa eu te contar umas dicas que descobri depois de fazer várias vezes:
- O leite tem que estar morninho, tipo aquele que você coloca o dedo e não queima. Se estiver quente demais, mata o fermento!
- Escolha bananas no ponto certo: maduras mas ainda firmes. Se estiverem muito moles, vão desmanchar na hora de enrolar.
- Na hora de fritar, o óleo não pode estar muito quente! Fogo médio é o segredo pra dourar por igual sem queimar.
- Se estiver sem tempo, dá pra enrolar as bananas e guardar na geladeira por algumas horas antes de fritar!
- Experimenta servir quentinho com uma bolinha de sorvete… Misericórdia, é de outro mundo!
Confira outras receitas:
Pudim de geladeira para celebrar o Dia das Mães: sobremesa prática que vai fazer a mamãe se sentir ainda mais especial!
Pudim de coco gelado para o Dia das Mães: a sobremesa cremosa que vai deixar o almoço ainda mais especial!
Pavê de limão que vai refrescar o Dia das Mães: a sobremesa cítrica que combina perfeitamente com o almoço em família!
Ingredientes que você vai precisar:
- ½ xícara de leite integral morninho
- 1 colher (chá) bem cheia de fermento biológico seco
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- Uma pitadinha de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 150g de farinha de trigo sem fermento (cerca de 1 xícara)
- 3 bananas-nanicas madurinhas mas firmes
- Óleo para fritar
- Misturinha especial: 1 xícara de açúcar + 1 colher (sobremesa) de canela em pó
Modo de fazer esse lanchinho de banana irresistível:
- Numa tigela, coloque o leite morninho e o fermento biológico, e misture bem com um fouet (ou um garfo mesmo, sem frescura!).
- Jogue o açúcar, o salzinho e o óleo, e misture tudinho novamente.
- Vai acrescentando a farinha aos pouquinhos, misturando cada vez que colocar um pouco (pra não empelotar e virar aquela sujeira).
- Passa essa massinha para a bancada levemente enfarinhada e sova por uns 3 minutinhos. É quase uma terapia! A massa tem que ficar lisinha e macia.
- Faz uma bolinha com a massa, volta pra tigela, cobre com um plástico-filme ou um pano limpo e deixa descansando até dobrar de tamanho (eu aproveito esse tempo pra mexer no celular, rs).
- Quando a massa tiver crescido, joga na bancada enfarinhada e abre com um rolo, formando uma tira fininha (se não tiver rolo, já usei até garrafa de vidro!).
- Corta essa massa em tirinhas no sentido do comprimento, tipo fitas mesmo.
- Pega uma banana, descasca, e vai enrolando com uma das tirinhas de massa, igual múmia de filme de terror! No final, aperta pra “colar” e rola na bancada pra ficar bem firme.
- Corta essa banana enrolada em rodelas. Eu faço médias, não muito grossas nem muito finas. Repete o processo com as outras bananas.
- Esquenta uma panela com óleo (não precisa ser muito), e quando estiver no ponto certo, vai colocando os lanchinhos pra fritar.
- Deixa fritar até dourar por igual, virando de vez em quando. Tira com uma escumadeira e coloca num prato com papel-toalha pra tirar o excesso de óleo.
- Enquanto ainda estão quentinhos, passa na misturinha de açúcar com canela. Esse é o momento que a magia acontece!
- Coloca num prato bonito e chama a galera! Mas já aviso: prepara-se pra fazer mais, porque vão pedir bis!
- Delicie-se com esse lanchinho de banana que vai fazer o maior sucesso na sua casa!
Sobre o Autor
Você também pode gostar de: