Carne de Panela com Legumes que Derrete na Boca

Essa Carne de Panela com Legumes Vai Fazer Seu Almoço Virar Festa!

Carne De Panela Com Legumes
Carne de panela com legumes – canal da Analu 2021

Imagina só aquela carne macia, desfiando no garfo, com um caldinho grosso e saboroso, e legumes cozidos no ponto… É de dar água na boca, né? Essa carne de panela com legumes é dessas receitas que conquistam todo mundo à mesa. Perfeita para um almoço de domingo em família ou para impressionar os amigos num jantar especial. O melhor é que, enquanto ela cozinha, a casa toda fica com aquele cheirinho irresistível!

Como Fazer Carne de Panela com Legumes

Para preparar essa deliciosa carne de panela, você vai precisar de coxão duro (ou outra carne que você prefira), vários legumes coloridos como batata, cenoura, inhame (ou mandioca) e pimentão. A mágica acontece quando juntamos temperos como cominho, páprica defumada, colorau, chimichurri e shoyu, que fazem toda a diferença no sabor final. Primeiro, selamos os legumes rapidinho e reservamos. Depois, é a vez da carne dourar bem com alho e cebola, receber os temperos e cozinhar na pressão até ficar macia. No finalzinho, voltam os legumes para pegarem o sabor, mas sem desmanchar. Quando você abrir a panela, vai ser impossível resistir!

Ingredientes

  • 300 ml de água
  • 1 sachê de molho de tomate
  • 1 kg de coxão duro (ou outra carne bovina que preferir)
  • 3 dentes de alho
  • 1 batata grande
  • 1 cenoura
  • 1 inhame ou mandioca
  • 1 pimentão
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola
  • Cominho, páprica defumada e colorau a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Chimichurri a gosto
  • Shoyu a gosto
  • Azeite e manteiga a gosto
  • Cheiro verde picadinho a gosto

Modo de preparo

  1. Na panela de pressão, esquente um fio generoso de azeite com uma colher de manteiga
  2. Coloque a batata, a cenoura e o inhame (ou mandioca) cortados em cubos médios
  3. Tempere com uma pitadinha de sal, adicione o pimentão em tiras e deixe fritar por uns 3-4 minutinhos só para dourar levemente
  4. Retire os legumes da panela e reserve numa travessa (eles vão voltar depois!)
  5. Na mesma panela (não precisa lavar!), refogue a cebola e o alho picadinhos até ficarem bem dourados e cheirosos
  6. Acrescente a carne cortada em cubos e deixe dourar bem por todos os lados, mexendo de vez em quando
  7. Agora é hora dos temperos! Coloque cominho, páprica defumada, pimenta, colorau, sal e chimichurri
  8. Misture tudo com carinho para a carne absorver todos os sabores
  9. Adicione um pouquinho de shoyu, o tomate picado e a água
  10. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 25 minutos após pegar pressão
  11. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente e abra a tampa
  12. Volte com os legumes reservados para a panela, adicione mais água se precisar e ajuste o sal
  13. Tampe novamente e cozinhe por mais 4 minutinhos na pressão
  14. Desligue, espere a pressão sair, destampe e finalize com bastante cheiro verde fresquinho
  15. Sirva essa maravilha bem quentinha!

Sobre o Autor

[simple-author-box]