O caldo verde é uma das receitas mais emblemáticas da culinária portuguesa, famoso por sua simplicidade e sabor inigualável. É um prato perfeito para os dias mais frios, mas também é uma ótima opção para servir como entrada ou até mesmo prato principal, acompanhado de pão ou torradas. Com batatas cremosas, couve fresquinha e o toque especial do chouriço e bacon, essa delícia vai conquistar você.
Como Fazer Caldo Verde
O preparo do caldo verde é simples e prático. Primeiro, fritamos o bacon e o chouriço para liberar sabores intensos. Em seguida, cozinhamos as batatas com temperos e batemos até formar um creme. Finalizamos com couve e azeite, garantindo o sabor tradicional desse prato delicioso.
Confira outras receitas:
Ingredientes
- 600 g de batatas descascadas e picadas em pedaços médios
- 150 g de couve picada
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva + um fio para finalizar
- 2 dentes de alho picados
- 150 g de chouriço em rodelas
- 90 g de bacon picado
- Sal a gosto
- Água quente o quanto baste
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 cebola picada grosseiramente
Modo de Preparo
- Aqueça uma panela grande com 1 colher (sopa) de azeite e frite o bacon até dourar. Retire o bacon da panela e reserve em um recipiente.
- Na mesma panela, frite o chouriço em rodelas na gordura do bacon. Retire e reserve junto com o bacon.
- Acrescente a cebola e o alho na panela e refogue até ficarem macios e levemente dourados.
- Adicione sal, pimenta-do-reino e as batatas picadas. Cubra com água quente o suficiente para submergir as batatas e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem macias.
- Reduza o fogo e use um mixer para bater as batatas diretamente na panela, até obter um creme liso. Caso não tenha mixer, transfira as batatas para o liquidificador, bata e devolva à panela.
- Junte o bacon e o chouriço reservados ao creme, misture bem e adicione a couve picada.
- Regue com o restante do azeite e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Acerte o sal, se necessário, desligue o fogo e finalize com um fio de azeite por cima antes de servir.
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.