Se você é fã de bolo de fubá, vai se apaixonar por essa versão tipo Pullman, que combina textura macia e sabor irresistível! Perfeito para acompanhar um café ou chá, ele é tão simples de preparar que vai virar figurinha carimbada no seu caderninho de receitas. Venha aprender e encantar a família!
Como Fazer Bolo de Fubá
Para preparar este bolo de fubá, basta misturar os ingredientes no liquidificador. Primeiro, bata os ingredientes líquidos e secos (exceto o fermento) até formar uma massa uniforme. Em seguida, adicione o fermento químico e misture rapidamente. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada, e, em pouco tempo, você terá um bolo fofinho, dourado e com aquele sabor que todo mundo ama.
Confira outras receitas:
Ingredientes da Receita de Bolo de Fubá
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (255 g)
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento químico em pó (15 g)
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (60 g)
- 2 xícaras (chá) de leite integral (500 ml)
- 1 pacotinho de queijo parmesão ralado (50 g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (90 g)
- 1 xícara (chá) de fubá mimoso (150 g)
- 3 ovos inteiros
Obs.: A medida da xícara utilizada é de 240 ml.
Modo de Preparo
- No copo do liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o queijo parmesão ralado, a manteiga, a farinha de trigo, o fubá mimoso e o leite integral.
- Bata bem até formar uma mistura uniforme.
- Acrescente o fermento químico em pó e pulse rapidamente para incorporar.
- Despeje a massa em uma forma de bolo inglês (8 cm x 13 cm x 31 cm), previamente untada com manteiga e enfarinhada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e asse por cerca de 45 minutos, ou até que um palito espetado no centro do bolo saia limpo.
- Retire do forno e aguarde esfriar um pouco antes de desenformar.
- Sirva e aproveite essa delícia fofinha que derrete na boca!
Rendimento e Armazenamento
Este bolo de fubá rende cerca de 10 a 12 fatias. Para mantê-lo fresquinho, guarde-o em um recipiente com tampa por até 3 dias em temperatura ambiente ou 5 dias na geladeira.
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.