Se você procura uma receita fácil, prática e cheia de sabor, esse bolo amanteigado simples é perfeito! Ele fica macio, fofinho e com um aroma irresistível que vai perfumar sua cozinha. Ideal para acompanhar um café quentinho, é uma opção que conquista toda a família. Não perca tempo, faça hoje mesmo e surpreenda-se com o resultado!
Como fazer bolo amanteigado simples
O preparo desse bolo amanteigado é bem prático e requer poucos ingredientes. Em uma tigela, misturamos os ovos, açúcar e manteiga até formar um creme homogêneo. Em seguida, incorporamos a farinha, o leite e o sal. Por último, adicionamos o fermento, misturando suavemente. A massa é assada em uma forma de furo central até dourar, garantindo um bolo perfeito para qualquer ocasião.
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo amanteigado simples
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 3 ovos inteiros
- 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
Obs.: Medida da xícara: 240ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela espaçosa, adicione 3 ovos inteiros, 1 e ½ xícara (chá) de açúcar e 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina. Misture bem com um fouet até obter um creme homogêneo.
- Acrescente 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite integral e 1 pitada de sal. Misture novamente para incorporar os ingredientes.
- Adicione 1 colher (sopa) de fermento químico em pó e mexa delicadamente para incorporar sem perder a leveza da massa.
- Despeje a massa em uma forma de furo central (22 cm de diâmetro x 8 cm de altura), previamente untada e enfarinhada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e asse por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que o bolo esteja douradinho e passe no teste do palito.
- Retire do forno, aguarde amornar e passe uma faquinha nas laterais para soltar o bolo. Desenforme em um prato de servir.
- Sirva e aproveite seu delicioso bolo amanteigado simples, perfeito para um café ou lanche da tarde!
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.