Se você deseja alegrar o lanche da tarde ou surpreender com uma lembrancinha caseira, o biscoitinho amanteigado é a pedida perfeita. Feito com poucos ingredientes e um preparo simples, ele é ideal para acompanhar café, chá ou até mesmo para adoçar o dia de alguém especial. Siga o passo a passo e encante-se com essa delícia!
Como fazer biscoitinho amanteigado
Para preparar o biscoitinho amanteigado, basta misturar manteiga ou margarina, açúcar, leite e raspas de limão com farinha de trigo até obter uma massa macia. Depois, modelamos pequenas bolinhas ou usamos cortadores decorativos. Os biscoitinhos são assados até dourarem levemente e ficam prontos para encantar em qualquer ocasião!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de biscoitinho amanteigado
- ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente)
- 100 g de manteiga ou margarina (cerca de 3 colheres de sopa bem cheias)
- Raspas de limão (sem a parte branca, para evitar amargor)
Obs.: A medida da xícara é de 240 ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, coloque 100 g de manteiga ou margarina, ½ xícara de açúcar, ½ xícara de leite e as raspas de limão. Misture bem com um fouet até formar uma mistura homogênea.
- Adicione 1 xícara de farinha de trigo e misture. Aos poucos, vá adicionando a segunda xícara, misturando e amassando com as mãos.
- Acrescente a terceira xícara de farinha de trigo aos poucos, apenas até que a massa esteja uniforme e macia. Não sove a massa.
- Em uma superfície plana, modele a massa em pequenas bolinhas ou use cortadores decorativos, conforme sua preferência.
- Disponha os biscoitos em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Não é necessário untar.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C e asse por 15 a 20 minutos, ou até que os biscoitos estejam levemente dourados.
- Retire do forno, deixe esfriar e sirva seus biscoitinhos amanteigados para acompanhar um delicioso café ou chá.
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.