Se você sempre quis fazer em casa aquele torresmo crocante e sequinho que parece de restaurante, acabou de encontrar a receita ideal! Com algumas dicas simples, você vai conseguir preparar essa delícia para servir como acompanhamento ou petisco. Aproveite essa maravilha que derrete na boca e é puro sabor!
Como fazer torresmo crocante
Preparar um torresmo crocante é mais fácil do que parece. Começamos lavando e cortando a barriga de porco, temperando com fermento químico e sal, que ajudam a garantir o resultado perfeito. Depois, cozinhamos os pedaços para soltar a gordura e, por fim, fritamos para deixá-los crocantes por fora e macios por dentro. É só seguir o passo a passo para acertar!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de torresmo crocante
- 1 kg de barriga de porco
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- ½ colher de sopa de sal
- Um fio de óleo
- Óleo suficiente para fritura
Modo de preparo
- Lave bem a barriga de porco e corte-a em pedaços pequenos e uniformes.
- Coloque os pedaços em uma vasilha, adicione o sal e o fermento químico e misture bem com as mãos para temperar uniformemente.
- Aqueça uma panela grande e funda no fogo e adicione um fio de óleo.
- Acrescente os pedaços de barriga e cozinhe em fogo alto por 5 minutos, até que comecem a soltar gordura. Tampe a panela para evitar respingos.
- Reduza o fogo e continue fritando os pedaços, mexendo a cada 5 minutos. Lembre-se de desligar o fogo antes de mexer para evitar acidentes.
- Após cerca de 25 minutos, quando os pedaços estiverem dourados e crocantes, retire-os com uma escumadeira e deixe descansar em uma forma.
- Leve os pedaços ao congelador por 30 minutos. Esse passo é essencial para garantir mais crocância na fritura final.
- Aqueça novamente o óleo que sobrou na panela, deixando-o bem quente. Faça o teste com um pedaço de torresmo: se ele subir rapidamente, está na temperatura certa.
- Frite os pedaços em pequenas porções por aproximadamente 3 minutos, mexendo sempre para que fiquem dourados e crocantes de maneira uniforme.
- Retire os torresmos do óleo e escorra em papel-toalha. Sirva e aproveite!
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.