Que tal alegrar o café ou lanche da família, preparando esse delicioso bolo amanteigado? Com uma massa leve e macia que desmancha na boca, essa receita, inspirada no Canal Receitas de Pai, usa ingredientes básicos e tem um preparo super prático. Não espere mais, faça hoje mesmo e encante a todos com essa delícia!
Como fazer bolo amanteigado
Para preparar o bolo amanteigado, começamos aquecendo o leite com a manteiga sem sal, apenas até derreter, sem deixar ferver. Enquanto isso, batemos os ovos com o açúcar até formar um creme leve. Em seguida, intercalamos na batedeira a mistura quente com a farinha, mexendo após cada adição. Finalizamos agregando fermento e essência de baunilha, levando a massa para assar até dourar. Simples e delicioso!
Confira outras receitas:
Ingredientes da receita de bolo amanteigado
- 200 g de manteiga sem sal
- 200 ml de leite integral
- 4 ovos inteiros
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
Modo de preparo
- Aqueça em uma panela 200 ml de leite integral com 200 g de manteiga sem sal, mexendo até derreter, sem deixar ferver.
- Em uma batedeira, bata 4 ovos inteiros com 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado em velocidade alta até obter um creme claro e fofo.
- Desligue a batedeira e comece a incorporar, alternadamente, a mistura quente de leite e manteiga com as 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. Misture delicadamente com um fouet a cada adição.
- Acrescente 1 colher (sopa) de fermento químico em pó e 1 colher (sopa) de essência de baunilha, mexendo suavemente até homogeneizar.
- Transfira a massa para uma forma retangular (30 cm x 22 cm), previamente untada e enfarinhada.
- Leve ao forno pré-aquecido a 170 °C por cerca de 25 a 30 minutos, ou até dourar levemente e passar no teste do palito.
- Retire do forno, deixe amornar, sirva e aprecie cada pedaço desse bolo amanteigado delicioso e fofinho!
Você também pode gostar de:
Descendente de italianos, cresceu em meio às massas, doces e sobremesas, por isso valoriza a boa mesa na companhia de toda a família e acredita, como o escritor Mia Couto, que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’. Além da paixão pela culinária e a confeitaria, é cientista social e estudante de psicologia, pois acredita que as mulheres têm que ser e fazer tudo aquilo que quiserem.