Risoto à Carbonara

Aprenda a fazer um delicioso risoto com bacon, queijo e ovo. Humm que maravilha ficou, experimente agora você também !

1

INGREDIENTES

  • 100g. de pancetta ou bacon em cubos
  • 1/2 cebola grande picada
  • 3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
  • 1/4 xícara de vinho branco (opcional)
  • +/­- 2 e 1/2 xícaras de caldo de carne quente (ou tabletes dissolvidos em água)
  • 1 ovo
  • 50g. de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino a vontade

COMO FAZER RISOTO À CARBONARA
MODO DE PREPARO

  1. Aqueça o caldo de carne até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e deixe o bacon fritar em sua própria gordura até começar a dourar.
  2. Junte a cebola e refogue­a cebola até ficar transparente. Se tiver ficado muito óleo, você pode escorrer o refogado sobre papel absorvente e depois retornar à panela. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor.
  3. Regue o arroz refogado com bacon e cebola com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes). Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar, até quase secar.
  4. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).
  5. Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.
  6. Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie­a sobre a pia. Quebre o ovo em uma tijelinha e misture­o com o queijo ralado, batendo rapidamente com um garfo até ficar homogêneo.
  7. Vá despejando esta mistura aos poucos no risoto, sempre mexendo para que o ovo não cozinhe.
  8. O queijo deve derreter e o risoto deve ficar bem cremoso. Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos, salpique um pouquinho de cheiro verde por cima e, se quiser, finalize com um fio de azeite

Latest Comments

  1. Pingback: Biscoitinhos Natalinos - Pilotando Fogão 7 de dezembro de 2016

Leave a Reply

Send this to friend