Feijoada Simples

A receita de hoje é a feijoada simples, dispensa qualquer comentário. É tão famosa, mas tão famosa, que virou sinônimo de Brasil. Caso você seja um brasileiro e esteja em qualquer país desse nosso mundão, a referência a esse prato é quase que inevitável.

Preciso adentrar em mais detalhes sobre a receita de hoje? Creio que não caros amigos… Então chega de ladainha e vamos aprender a fazer MACARRÃO!

Brincadeira minha gente!

É claro que estou falando da nossa FEIJOADA!!!

Nosso mais famoso prato, uma iguaria única e especial que carrega muito de nossa história.

Acho que todo mundo aqui já viu 1001 receitas de feijoada, certo? E uma melhor que a outra. Há muitas adaptações pelo Brasil todo para agradar os mais diversos paladares. Inclusive versões veganas sem carne nenhuma.

HISTÓRIA DA FEIJOADA

“Feijoada” é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, onde é basicamente feita da mistura de feijão com carne, normalmente acompanhada com arroz. A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português.

A primeira menção conhecida à “feijoada à brasileira” deu-se no Recife em 1833. Já a versão portuguesa tem origem no norte do país. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca.

A lenda popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores forneciam a seus escravos os “restos” dos porcos, quando estes eram “carneados”. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria sido o nascimento da receita. Tal versão, contudo, não se sustenta, seja na tradição culinária, seja na mais leve pesquisa histórica. Segundo o historiador Carlos Augusto Ditad, em artigo publicado na revista Gula de maio de 1998, esse mito é nascido do folclore moderno, numa visão romanceada das relações sociais e culturais da escravidão no Brasil.

(Adaptado de wikipidia)

Muito interessante essa história não?

Pois nessa receita, tentei elaborar uma receita fácil e rápida de preparar. Mesmo assim, a feijoada é uma receita que toma certo tempo e requer muito cuidado e atenção no preparo, devido a grande quantidade de ingredientes e acompanhamentos. Sendo assim, separei a receita com algumas etapas de preparo para facilitar a sua (e a nossa) vida.

Preste atenção direitinho que dará tudo certo.

Para harmonizar com a feijoada, nada melhor que uma caipirinha. Só lembre um detalhe no preparo de sua caipirinha: retire a parte de meio do limão, pois esta costuma deixar a bebida com um gosto azedo.

Bom apetite!

Então não perca tempo para fazer essa receita deliciosa e depois deixe aqui seu comentário em nosso blog ou em nosso facebook o que achou da receita. Não esqueça de ler com atenção e qualquer duvida deixe seu comentário que iremos responder em breve! Se inscreva em nosso canal no Youtube ! Todas as terças e quintas a partir das 20:00 horas vídeos novos para vocês

Veja Também: Farofa De Couve
Veja Também: Feijoada Com Feijão Carioca
Veja Também: Bolinho De Feijoada

Feijoada Simples

INGREDIENTES

  • 500 gramas de feijão preto
  • 2 linguiças calabresas (cortadas em cubos)
  • 3 gomos de paio
  • 500 gramas de carne-seca
  • 500 gramas de costela salgada
  • 500 gramas de lombo suíno salgado
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Lascas de pimentão verde a gosto
  • Coentro (picado) a gosto
  • Salsa a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Ingrediente secreto: alecrim a gosto
  • 1 saco de tempero de feijão em pó (opcional)

COMO FAZER FEIJOADA SIMPLES
MODO DE PREPARO

  1. Deixe o feijão de molho por, pelo menos, uma hora.
  2. Ferva a costela, a carne-seca e o lombo duas vezes, para dessalgá-los.
  3. Na panela de pressão, coloque a cebola, o paio e a linguiça calabresa, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles.
  4. Depois de fervidas, acrescente as carnes salgadas.
  5. Acrescente o alho e refogue tudo até que as carnes ganhem mais cor.
  6. Inclua o feijão lavado, as lascas grandes de pimentão verde e uma pitada de pimenta-do-reino.
  7. Encha a panela com água até cobrir o conteúdo, colocar uma pitada de alecrim, fechar a tampa e deixar na pressão por 25 minutos.
  8. Quando o feijão estiver cozido, recolha as lascas de pimentão verde da panela e acrescente à panela salsa, cheiro-verde, coentro e o tempero de feijão em pó.
  9. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Enquanto o feijão estiver na pressão, vale ir preparando a farofa e a couve.

Então logo a baixo vamos mostrar pra vocês como preparar a farofa e a couve para essa deliciosa feijoada !

Farofa Para Feijoada Simples

INGREDIENTES

  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 cebola média
  • 1 cenoura ralada
  • 1 pitada de sal
  • farinha de mandioca a gosto

COMO FAZER FAROFA PARA FEIJOADA SIMPLES
MODO DE PREPARO

  1. Para a farofa, derreta as colheres de manteiga numa panela para dourar as cebolas e acrescente a cenoura ralada.
  2. Quando ambas estiverem coradas e a manteiga começar a soltar da cenoura, agregue farinha aos poucos, até atingir o ponto desejado.
  3. Por último, acrescente o sal.

Agora que você já viu como fazer a feijoada simples e a farofa, vamos agora aprender a como prepara a couve

Couve Para Feijoada Simples

INGREDIENTES

  • 1 maço de couve
  • 4 dentes de alho
  • Azeite extravirgem

COMO FAZER COUVE PARA FEIJOADA SIMPLES
MODO DE PREPARO

  1. A couve tem que estar fresca e, de preferência, deve ser comprada inteira. Por isso, evite as couves já raladas.
  2. Lave as folhas e corte-as em tiras bem finas.
  3. Em uma frigideira espaçosa, refogue o alho no azeite.
  4. Em seguida, jogue a couve desfiada. Acrescente o sal e mexa por alguns minutos, até que ela perca o volume e esteja cozida.

 

E se você gostou ou tem alguma sugestão deixe seu comentário la em baixo que é muito importante para nós! Compartilhe essa receita em seu facebook e curta nossa pagina Pilotando Fogão.

Espero que vocês tenham gostado da Receita De Feijoada Simples e fique atento a nossas novidades que estão chegando por ai, muita coisa boa que você não vai querer perder por nada, então fique ligado em nossas novidades! Aproveite para seguir nosso instagram @pilotandofogaopf

 

Latest Comments

Leave a Reply

Send this to friend