Como Fazer Queijo De Coalho

Olá queridos e queridas, sejam todos muito bem-vindos, hoje vamos aprender a Como Fazer Queijo De Coalho, Você já deve ter visto esses queijos em praias, açougues e em churrasco com os amigos e familiares, gente é super fácil, prático e simples de fazer não tem segredo nenhum, então diferencie no seu almoço ou no seu jantar, todos vão adorar e pedir muito mais, aqui em casa sempre que fazemos é um sucesso e todos elogiam muito e as vistas pedem a receita, é o maior sucesso, e agora pode fazer sucesso ai na sua casa, todos vão se surpreender com o incrível sabor e pedir muito mais, então faça agora mesmo, os elogios já estão garantidos, com certeza. Então é só pegar seu caderninho e sua caneta e anotar toda a receitinha, siga o passo a passo e faça sucesso ai na sua casa, agora vamos nessa mão na massa pessoal!

Veja Também: Saladas De Batatas Para Churrasco
Veja Também: Farofa Para Churrasco
Veja Também: Creme De Alho Especial Para Churrasco

1

INGREDIENTES

  • 10 litros de leite pasteurizado (em saquinhos), leite tipo “C” ou “B”;
  • 5 ml de cloreto de cálcio;
  • 2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada);
  • 1 termômetro para laticínios;
  • 2 formas retangulares para queijo Coalho e sal na dosagem 100 gramas.

COMO FAZER QUEIJO DE COALHO
MODO DE PREPARO

  1. Depositar o leite na panela e aquecer até atingir a temperatura de 36ºC (utilize o termômetro para controlar a temperatura).
  2. Desligar a chama e fazer a adição dos ingredientes, distribuindo de forma uniforme sobre o leite e mexendo por 1 minuto para cada adição (o coagulante deve ser sempre o último ingrediente a ser adicionado).
  3. Após a adição do coagulante, deixar o leite em repouso por um período de 30 a 40 minutos, verificando se ocorreu a formação de uma coalhada lisa, firme e compacta (observe se a mesma começou a se desgrudar da panela; este é um sinal do ponto para se cortar a coalhada).
  4. Com o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de um centímetro entre um e outro corte.
  5. Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem).
  6. Após o repouso, inicie a mexedura, com movimentos circulares, por toda extensão e profundidade da panela por 20 minutos.
  7. Decorridos este tempo, inicia-se o aquecimento da massa sob mexedura constante e intensa até que a massa atinja a temperatura de 45ºC (tempo médio de uns 20 minutos até atingir a temperatura desejada).
  8. Desligar a chama e mexer por mais 20 a 30 minutos, até observar certa secura dos grãos (massa mais firme e seca).

O ponto do Queijo de Coalho:

  1. O ponto do queijo ocorre após 60 a 70 minutos contados a partir do momento do corte. A massa, mais firme, deposita-se com facilidade no fundo da panela e apresenta certa rigidez.
  2. Após o ponto, retira-se a totalidade do soro (até que a massa comece a aparecer) e faz-se a salga adicionando o sal dissolvido em uma pequena quantidade de soro (100 gramas de sal dissolver em 5 copos de soro) misturando de maneira uniforme.
  3. Após este procedimento deixa-se a massa em repouso por 10 minutos e enforma-se.
  4. A massa deverá ser depositada nas formas, revestidas com o dessorador, tampadas e finalmente prensadas.

Como prensar o Queijo de Coalho:

  1. As formas podem ser colocadas umas sobre as outras e sobre a primeira (de cima para baixo), coloca-se um peso de um saquinho de sal ou outro tipo de peso que tenha em casa.
  2. Deixar por um período de 1 hora e meia.
  3. Depois de corridos este tempo, retira-se os queijos da forma, virando-os (ponta à cabeça).
  4. Após a prensagem, desenformar os queijos, retirar possíveis rebarbas de massa e novamente prensar sem o dessorador, por um período de 30 minutos.
  5. Os queijos prensados devem ser armazenados na geladeira e já podem ser consumidos!

E se você gostou ou tem alguma sugestão deixe seu comentário la em baixo que é muito importante para nós! Compartilhe essa receita em seu facebook e curta nossa pagina Pilotando Fogão.

Espero que vocês tenham gostado da Receita de Como Fazer Queijo De Coalho e fique atento a nossas novidades que estão chegando por ai, muita coisa boa que você não vai querer perder por nada, então fique ligado em nossas novidades! Aproveite para seguir nosso instagram @pilotandofogaopf


Leave a Reply

Send this to friend