Arroz De Carreteiro

Na receita de hoje, vamos mergulhar um pouco na história da nossa culinária brasileira, e faremos um prato genuinamente nosso. Essa receita é muito popular na nossa terra brasilis e 11 a cada 10 brasileiros, independente da região que morem, já experimentaram. Uma receita simples que você pode fazer no seu dia a dia, mas mesmo assim impressionando sua família, seus convidados, e até a si mesmo! Para quem manda bem na cozinha, para quem está começando, esse prato é pra você! Diretamente do Sul para as mesas de todo o Brasil: o ARROZ DE CARRETEIRO!

História do Arroz De Carreteiro

A receita surgiu quando mercadores ambulantes atravessavam a região em carretas puxadas por bois. O carreteiro valia-se muito da carne de sol em seu cardápio, que no Sul do país é conhecida como charque, pois, além de abundante na época, ela se mantinha conservada durante os muitos dias das viagens.  O arroz de carreteiro nasceu da necessidade. Os carreteiros que atravessavam o sul do Brasil precisavam de alimentação prática, fácil de elaborar e bastante nutritiva para repôr a energia. Para isso, coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Por ser uma receita absolutamente deliciosa, caiu no gosto popular e se transformou em um ícone da culinária regional. 

O arroz de carreteiro, hoje em dia, assumiu muitas formas diferentes de ser preparado. Encontram-se receitas com mais complementos, combinações diferentes, entre outros. Aqui vamos focar em passar uma receita do arroz carreteiro original para vocês. Essa receita vai bem com saladas, com molhos, e como eu disse acima, com outros acompanhamentos diversos. Como um extra para a galera, vou disponibilizar uma dica de bebida para harmonizar com o arroz carreteiro. Como o prato é tradicional do Rio Grande do Sul, ele pede obviamente vinhos gaúchos. O arroz carreteiro é um prato leve, cujo sabor mais evidente é o da carne (charque ou carne de sol) e dos temperos utilizados. A sugestão que eu vou dar aqui é para se utilizar um vinho de médio corpo, com graduação alcoólica moderada. Caso opte por um vinho branco, eu sugiro um Chardonnay com passagem por madeira. No caso de tinto, um bom Merlot, que é fácil de encontrar e possui um preço muito acessível. Portanto, faça diferente com essa receita e bom apetite!

Então não perca tempo para fazer essa receita deliciosa e depois deixe aqui seu comentário em nosso blog ou em nosso facebook o que achou da receita. Não esqueça de ler com atenção e qualquer duvida deixe seu comentário que iremos responder em breve! Se inscreva em nosso canal no Youtube ! Todas as terças e quintas a partir das 20:00 horas vídeos novos para vocês!

Veja Também: Feijoada Simples
Veja Também: Arroz De Bacalhau
Veja Também: Arroz De Brócolis

Arroz De Carreteiro

INGREDIENTES

  • 800 Gramas de charque picado ( Ou carne de sol ou carne seca )
  • 1 Cebola
  • 2 Dentes de alho picado
  • 2 Colheres de sopa de banha
  • 2 Xícaras de chá de arroz
  • 5 Xícaras de chá de água fervendo
  • Cheiro verde a gosto

COMO FAZER ARROZ DE CARRETEIRO
MODO DE PREPARO

  1. Coloque com antecedência a carne de molho, trocando a água varias vezes para diminuir o sal
  2. Refogue o alho e a cebola na banha junto com a carne picada
  3. Em seguida coloque o arroz e frite bem, mexendo sempre
  4. Adicione a água e baixe o fogo para cozinhar
  5. Na hora de servir coloque por cima o cheiro verde picadinho

E se você gostou ou tem alguma sugestão deixe seu comentário la em baixo que é muito importante para nós! Compartilhe essa receita em seu facebook e curta nossa pagina Pilotando Fogão.

Espero que vocês tenham gostado da Receita De Arroz De Carreteiro e fique atento a nossas novidades que estão chegando por ai, muita coisa boa que você não vai querer perder por nada, então fique ligado em nossas novidades! Aproveite para seguir nosso instagram @pilotandofogaopf

 

Leave a Reply

Send this to friend