4 Receitas de Fermento Caseiro

Olá pessoa, sejam bem-vindos. Hoje vamos aprender a fazer 4 Receitas de Fermento Caseiro, para bolos e pães, escolha o que mais combina com sua receita preferida e deixe ela mais deliciosa ainda, super fácil, prático e simples de fazer, não tem segredo nenhum, todos vão adorar e pedir muito mais, aqui em casa fazemos sempre e todos elogiam muito e as vistas pedem a receita, é o maior sucesso, e agora pode fazer sucesso ai na sua casa, todos vão se surpreender com o incrível sabor e pedir muito mais, então faça agora mesmo, os elogios já estão garantidos, com certeza. Então é só pegar seu caderninho e sua caneta e anotar toda a receitinha, siga o passo a passo e faça sucesso ai na sua casa, agora vamos nessa mão na massa pessoal!

Veja Também: Receita De Pão Caseiro
Veja Também: Queijo Cottage Caseiro
Veja Também: Leite Condensado Caseiro

1

1. Fermentação natural para pão

Procedimentos e materiais:

  • Utilizar vidro esterilizado e com tampa.
  • A cada dia, após a mistura de água e farinha, tampar o vidro, apenas deixando a tampa sobre ele, sem fechar completamente ou cobrir o vidro com filme plástico e fazer 3 ou 4 furos pequenos com palito.
  • Misturar com um palito longo (hashi), é mais eficiente deixando a mistura sem grumos.
  • Deixar o vidro num local onde não pegue sol nem vento (num lugar onde não atrapalhe, mas que esteja à vista).
  • Usar marcadores para marcar o nível do fermento e data e hora da mistura.

Passo-a-passo:

  1. Primeiro dia: para 30 g (30 ml ou aproximadamente 2 colheres de sopa) de água filtrada ou mineral dentro do pote, junte 15 g (2 colheres de sopa) de farinha de trigo. Misture bem (ficará uma mistura rala).
  2. Segundo dia: sem nenhum tipo de adição, mexer várias vezes por dia.
  3. Terceiro dia: 30 g (30 ml ou 2 colheres de sopa, aproximadamente) de água filtrada ou mineral e 30 g (4 colheres de sopa) de farinha de trigo branca. Mexer vigorosamente.
  4. Quarto dia: 15 g (15 ml ou 1 colher de sopa) de água filtrada ou mineral e 30 g (4 colheres de sopa) de farinha de trigo. Mexer bem e, quando se lembrar, mexer mais algumas vezes no decorrer do dia.
  5. Quinto dia: 30 g de água (30 ml ou 2 colheres de sopa) e 30 g de farinha de trigo (4 colheres de sopa, aproximadamente).
  6. Depois deste dia, a mistura deve iniciar o processo de fermentação. Caso isso não ocorra, continue alimentando igual ao quinto dia, até que o fermento dobre de volume.

Depois do fermento pronto:

  1. Separar 30 g e guardar na geladeira por até 10 dias, deixando em “dormência”.
  2. Depois de 10 dias, se não for fazer pão, deverá fazer o processo de “refresca”, ou seja, alimentá-lo novamente.
  3. Se for apenas para guardá-lo novamente, usar pequenas quantidades de farinha e água, por exemplo, 2 colheres (sopa) de farinha e 1 colher de água. Misturar bem e deixar em “repouso” por cerca de 4 horas coberto apenas com o filme plástico com pequenos furos. Depois das bolhas estarem ativas, separar 30 gramas e guardar na geladeira em vidro tampado, não se esquecendo de colocar a data.
  4. O restante você poderá doar ou descartar, a “refresca” é necessária para seu fermento continuar sempre em atividade.

2. Fermento caseiro (por chef Laura Borzani)

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de farinha branca
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 xícaras (chá) de água

Preparo: misture o açúcar, a farinha e o sal em uma vasilha. Depois, acrescente a água. Na mesma vasilha, deixe a mistura descansar por dois dias. Não tampe. Para afastar insetos, cubra com um pano neutro. Neste período, a cada cinco horas, mexa a mistura com uma colher de pau. Está pronto!

3. Fermento caseiro

Passo-a-passo:

  1. Primeiro dia: separar 100 g de farinha integral e 100g de água. Misturar com uma colher de plástico e colocar o fermento dentro de um pote de vidro, tampado com um paninho.
  2. Segundo dia: separar 100 g do fermento (o restante descartar). Adicionar então 50 g de farinha integral e 50 g de água, misturando com uma colher de plástico. Colocar novamente no pote.
  3. Do terceiro ao décimo dia: separar 100 g do fermento (o restante descartar), adicionando a ele 50 g de farinha integral e 50 g de água. Misturar tudo com uma colher de plástico e colocar novamente no pote.

Orientações:

  • Verificar, sempre que possível, se cresceu o fermento dentro do pote. A regra é “sempre que o fermento aumentar de volume, fazer o descarte da metade e alimentar o fermento (50g de água e 50g de farinha)”.
  • O fermento poderá ficar pronto antes do décimo dia (no calor) ou um pouco depois (no frio). Quando estiver pronto, deve ser guardado na geladeira e, duas vezes por semana, deve-se usar a metade ou descartá-la e alimentar novamente o fermento.

4. Fermento caseiro para bolo

Ingredientes:

  • 1/2 colher (chá) de cremor tártaro (é um subproduto da produção de vinho, pode ser encontrado em supermercados, junto aos temperos desidratados);
  • 1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Preparo: misturar o cremor tártaro e o bicarbonato de sódio em um recipiente. Utilizar normalmente em receitas que indiquem o fermento químico.

E se você gostou ou tem alguma sugestão deixe seu comentário la em baixo que é muito importante para nós! Compartilhe essa receita em seu facebook e curta nossa pagina Pilotando Fogão.

Espero que vocês tenham gostado das 4 Receitas de Fermento Caseiro e fique atento a nossas novidades que estão chegando por ai, muita coisa boa que você não vai querer perder por nada, então fique ligado em nossas novidades! Aproveite para seguir nosso instagram @pilotandofogaopf


Latest Comments

Leave a Reply

Send this to friend